Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2006

Os "sinónimos" do Álcool

Para uns sinónimo de Prazer, à refeição ou fora dela, sós ou acompanhados! A história da humanidade é atravessada pelo consumo de álcool. Aproximadamente desde o ano 6000 a.C., surgiram os primeiros indícios sobre o consumo de álcool pelo ser humano expressos em vários registros arqueológicos constituindo, portanto, um costume extremamente antigo e que tem persistido por milhares de anos. Encontrada em inúmeros exemplos na mitologia, o álcool é sinónimo de substância divina, sendo talvez um dos factores responsáveis pela manutenção do hábito de beber e degustar, ao longo do tempo.

Para outros sinónimo de Dependência, na medida em que o álcool actua sobre o sistema nervoso central promovendo uma mudança no comportamento de quem o consome e potenciando o desenvolvimento de dependência. Considerado uma droga psicotrópica, cujo consumo é admitido e inclusive incentivado pela sociedade, o álcool, apesar dos seus malefícios, acaba por ser encarado de forma diferenciada quando relacionado com outras drogas.

Para uns sinónimo de Divertimento, em especial nos primeiros momentos após a ingestão de álcool, onde se fazem sentir os efeitos estimulantes, adequados a dias ou noites de folia, como a euforia, a desinibição e a maior facilidade em falar.

Para outros sinónimo de Desgraça, de Doença, pelo facto de ser um dos principais responsáveis pelos elevados índices de sinistralidade rodoviária e de violência, constituindo assim um sério problema de saúde pública e acarretando altos custos para sociedade na medida em que envolve questões médicas (doenças do fígado como a esteatose hepática, a hepatite alcoólica ou a cirrose; doenças do foro digestivo como a gastrite ou pancreatite ou ainda do foro circulatório como a hipertensão), psicológicas, profissionais e familiares reflectindo-se muitas vezes em consecutivas ausências no trabalho ou no incumprimento das obrigações perante colegas ou mesmo familiares.

Para uns sinónimo de Chacota, pelos efeitos sui géneris e de grande efeito visual causados pela falta de coordenação motora ou pela diminuição dos reflexos, provocado pelo álcool quando consumido em excesso.

Para outros apenas sinónimo de Status, caracterizado pela busca incessante do melhor “néctar”, seja para degustação ou, simplesmente, exibição.

Para uns sinónimo de Negócio, desde o pequeno ao grande produtor, passando pelas Associações de Comerciantes de Bebidas que, por norma, desvalorizam a questão financeira e consideram que o problema em torno do consumo de álcool e daqueles que lhe estão inerentes passam apenas e só por uma maior consciencialização colectiva.

Para outros sinónimo de Preocupação, em especial para médicos e familiares que acompanham mais de perto este drama e compreendem as dificuldades inerentes a um processo destes. Sabem que o alcoólico vive do álcool e para o álcool; que o alcoólico é pouco racional, por vezes depressivo, às vezes impulsivo ou mesmo agressivo. Também a Sociedade se tem vindo a preocupar com esta matéria. Neste sentido, destaque-se as recomendações, que se espera possam vir a ser transformadas em medidas legislativas, emitidas pela União Europeia que visam reduzir os efeitos dos danos provocados pelas bebidas alcoólicas, responsáveis por 195 mil mortos por ano.

Para uns sinónimo de Vergonha, quando em estado de sobriedade percebem que foram negligentes com a família, que eventualmente perderam o emprego, que foram responsáveis pelo divórcio ou que perderam velhos e bons amigos que desde sempre os acompanharam e os tentaram recuperar.

Para outros sinónimo de Recuperação quer por iniciativa própria quer pela ajuda da família ou de grupos de homens e mulheres, designados normalmente por alcoólicos anónimos, que partilham entre si as suas experiências, forças e esperanças para resolverem o seu problema comum e se ajudarem na recuperação.

Independentemente da multiplicidade dos adjectivos usados, o denominador é comum: o Álcool, sinónimo de: a escolha é sua!
publicado por Mário Peixoto às 13:27
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. De costas voltadas....

. Com ou 100

. O poder do Blush

. Construir a Casa pelo Tel...

. O Enterro da Beata

. Promessas escritas...

. Banco Local de Voluntaria...

. Em nome da verdade

. Socorro

. O Ministro da Saúde e a a...

.arquivos

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Dezembro 2006

. Junho 2006

. Abril 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds